quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Postagem referente ao eixo 5 e 7 - Relação entre PA e TCC....

Revisitando as interdisciplinas do eixo V, encontrei o seminário integrador V, no qual estudamos como sucede um projeto de aprendizagem: o ponto de partida da pesquisa, as certezas provisórias, as dúvidas temporárias, o plano de ação, o mapa conceitual, ou seja, o projeto de aprendizagem como um todo. Esse projeto foi também melhor estudado/esmiuçado no eixo VII, na interdisciplina de seminário integrador VII.
O projeto de aprendizagem assemelha-se a construção de um TCC, principalmente a respeito da questão central, a qual não deve ser muito ampla, nem muito específica, porém, clara.
Eu precisei reformular minha questão inicial muitas vezes até chegar à questão desejada, por exemplo: (versão inicial) A brincadeira livre influencia no desenvolvimento da criança de pré-escola? A aprendizagem na brincadeira direcionada ou livre na pré-escola no momento da roda. Sala de aula será lugar de brincadeira livre? A ludicidade presente na educação infantil é desencadeadora de aprendizagens? Há aprendizagem na brincadeira livre? Há aprendizagem na brincadeira livre na pré-escola? A brincadeira livre desencadeia aprendizagens? A brincadeira livre desencadeia aprendizagens na pré- escola? É possível pensar que a brincadeira livre leva a uma aprendizagem que possibilita autonomia? A aprendizagem direcionada possibilita a construção da autonomia? Ela não coloca um papel demasiado diretivo ao professor? A brincadeira livre na sala de aula da educação infantil permite a construção de aprendizagens? (versão final).
Outra semelhança são os conceitos, tanto no projeto de aprendizagens quanto no TCC, precisei definir e descrever os conceitos existentes em uma frase ou texto (brincadeira livre, jogo, desenvolvimento da autonomia, a relação com o outro, enfim, no momento me parece que tudo gira em torno da ludicidade), já que esses ajudam a dar rumo à pesquisa, contribuindo na construção do conhecimento sobre o assunto em questão.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Catiane,

Acredito que o trabalho com PAs no Seminário Integrador foi, de certa forma, uma preparação para o TCC, pois ambos envolvem a pesquisa e possuem etapas semelhantes.
O mais importante é perceber que pesquisar vai muito além de repetir o que os autores dizem. Trata-se de produzir um diálogo com eles e, consequentemente, de produzir uma reflexão própria a partir de dados específicos, ou seja, trata-se de "ler" uma realidade particular a partir de um olhar mais teórico, mais reflexivo, mais crítico.

As inúmeras questões que elaboraste ao longo do teu TCC mostram a evolução do teu pensamento e a delimitação da tua temática. Isso é um passo importante na construção do trabalho. Continue registrando aqui os desdobramentos do teu TCC.

Beijos, Rô Leffa.