sábado, 29 de maio de 2010

SEMANA 24 A 28/05...

Essa semana realizei a seguinte atividade que me chamou atenção e me deixou algumas dúvidas:

Como era dia do brinquedo, na grande roda, com o alfabeto móvel, escrevemos o nome alguns brinquedos trazidos pelas crianças e destacamos a letra inicial e final. Foi interessante, todos queriam saber como se escrevia o nome do seu brinquedo. Um aluno até pegou uma folha e um lápis para copiar porque queria mostrar para mamãe em casa.
Então, estou pensando em no próximo dia do brinquedo pedir que todos levem para a roda uma folha e um lápis para escrever o nome dos brinquedos. Pois eles estão querendo muito aprender a escrever palavras e não quero “podá-los”.
Porém fico na dúvida de estar incentivando a famosa decoreba. Por outro lado, acredito que nessa idade as crianças também aprendem através da memória visual, pois ainda não sabem ler, definem pelos desenhos.

Professores, preciso de orientação nesse aspecto, assim como gostaria de saber se é correto corrigir os alunos que escrevem espelhados, pois eles só tem 5 anos, agora é que estão aprendendo a escrita, os números... Hoje inclusive conversei com alguns professores e com a supervisora da escola e uma delas me sugeriu tentar mostrar a esses alunos as letras e os números através de um espelho, para ver se percebem a mudança, mas não forçá-los e nem dizer que estão fazendo errado, apesar de que nunca uso o termo errado, o que vocês acham? Podem me ajudar?

Um comentário:

Roberta disse...

Catiane!!

Acho que podes pedir que eles levem sim folha e lápis, porém deixe claro que apenas os que desejam devem escrever. Assim quem estiver interessado irá escrever.
Quanto a escrita espelhada, pessoalmente não gosto muito do espelho, pois as crianças ainda não percebem esse "contrário". Mostre a eles o que eles escreveram e a mesma coisa escrita da maneira correta. Assim com o tempo ele perceberão que estão escrevendo espelahdo.

Abraços
Roberta