domingo, 23 de maio de 2010

SEMANA 17 A 21/05...

Essa semana comecei a fazer o livro dos números, onde trabalhamos mais fixamente um por dia, porém não deixo de trabalhar os outros juntamente. Assim como estou trabalhando muito com relacionar o número a sua respectiva quantidade, e alimentação.
Através das atividades realizadas as quais podem ser visualizadas no meu diário virtual (wiki do estágio), percebi que meus alunos já estão conseguindo fazer a relação do número com a quantidade, assim como estão conhecendo os números, porém algumas crianças ainda os confundem.
Compreendi que os alunos assimilam mais os conhecimentos adquiridos quando trabalhamos com objetos concretos, pois segundo Piaget, é preciso à interação do sujeito com o objeto para que haja transformação na maneira de pensar e agir, isto é, o aluno deve ser o sujeito da ação. Portanto, procuro utilizar em minhas aulas, pelo menos como introdução da atividade ser realizada, materiais concretos que possibilitem essa interação.
Por exemplo, sexta – feira, realizei a seguinte atividade:

- Pedi a um aluno que me trouxesse uma quantidade de peças de jogos, existentes na sala, e colocasse no centro da roda, onde nós (as crianças e eu) contamos para conferir, depois pedi para outro aluno buscar mais determinada quantia, logo que outro guardasse determinado número de objetos e assim sucessivamente até que todos participassem. Pedi também que guardassem um número a mais de objetos do que os existentes no centro da roda para ver se percebiam que faltavam objetos para completar o número pedido, sim, perceberam na hora.
- Expliquei as alunos os cartazes dos números (números, quantidade de dedos utilizada para mostrar tal número, escrita do mesmo e destacando a inicial).
- Como eu estava apresentando aos alunos hoje a escrita do nome dos números, realizei a atividade “Recorte e monte, o número a quantidade e a escrita” da seguinte modo:
1º) Pintaram os desenhos.
2º) Recortaram em cima das linhas.
3º) Em uma folha ofício montaram o número, a quantidade e a escrita do número um ao lado do outro.
4º) Colaram.

Um comentário:

Roberta disse...

Catiane!!

Trabalhar o concreto é sempre a melhor forma de fazer com que nossos alunos adquiram os conhecimentos. Na matemática esse recurso é ainda mais importante.

Abraços
Roberta