domingo, 9 de maio de 2010

SEMANA 19 À 23/04...

Essa semana pude aprimorar meu planejamento, pois aos poucos vou conhecendo meus alunos.
Porém fiquei muito chateada com uma aula em que preparei, sobre os índios, realizamos: Li para os alunos uma historinha em que falava de como viviam os índios antigamente, mostrei imagens (índios pescando, criando cestos, vasos, arcos flechas, utensílios indígenas) para facilitar o entendimento, após ler para as crianças a história contando um pouco da vida dos índios, me surpreendi com a interpretação dos alunos que a relacionaram a suas realidades de vida, por exemplo, disseram que:
-Eles também têm bichinhos de estimação, mas que não pode ser macaquinhos, como o dos índios, porque esses só podem viver na mata.
- Que também ajudam a mamãe em casa, arrumando o quarto, lavando a louça (mas bem pouquinho).
- Que também brincam na chuva, dançam, cantam, sobem nas árvores, brincam com os animaizinhos de estimação, brincam na lama (mas só quando a mamãe deixa), etc.
- Alguns disseram que gostam de peixes, outros que pescam com seus pais no verão, outros ainda que preferem comer arroz, feijão, bolo, etc.
- Perguntei então, se sabiam o que alguns pais plantavam aqui em nosso município, um aluno respondeu: banana.
Aproveitei para explicar que a maior parte das plantações por aqui, são bananas, tomates e por isso Três Cachoeiras é conhecida como a terra da banana.
Acho também importante canto para crianças, aliás, elas assimilam muitas coisas através dos cantos, como elas já estavam acostumadas a cantar musiquetas de índios, cantamos as que eles sabiam, além de usar o termo indiozinhos para as crianças índias (utilizado na verdade pelas próprias crianças, para se referirem as crianças índias), mas meu supervisor criticou, acha que dessa forma podemos estar ensinando a eles a falsa idéia de que índios são bibelôs... Não concordo, acredito que foi uma aula maravilhosa, os alunos compararam sua vida, sua realidade a dos índios antigamente, acho que foi interessante, principalmente para elas (crianças) verem que não são todos os índios que vivem sentados na rua pedindo dinheiro, como as próprias lembraram e estão acostumadas a ver.
Em outra atividade realizada, a de recortar as letras da palavra índio de uma folha e colar em outra montando a palavra, concordo com ele (supervisor) de que poderíamos ter contato para as crianças como surgiu o nome índios.
Bom, num primeiro momento fiquei muito chateada com as criticas ou talvez com a maneira em que foram feitas, mas com certeza servirão para meu crescimento, pois toda critica nos oportuniza reflexão.

Um comentário:

Roberta disse...

Catiane!!

Muitas vezes as críticas nos chegam em momentos frágeis e que não estamos esperando que elas aconteçam, mas com o tempo conseguimos assimilar o que nos foi dito e tirar o máximo proveito disso.
Quanto ao trabalho do índio, temos que cuidar para não esteriotipar os índios, pois há outras formas de eles viverem nos dias de hoje, e que muda de cultura para cultura indígena.

Abraços
Roberta