quarta-feira, 14 de abril de 2010

Planejamento/1ªsemana/dificuldades dos meus alunos...

Nessa semana, começou o estágio (direto em sala de aula), os 1º dias um pouco atrapalhada, mas conforme a necessidade, experiência e o conhecimento que vamos adquirindo sobre nossos alunos, reflito e modifico o necessário, para favorecer desenvolvimento da aula e da aprendizagem do meu aluno.
Pude então perceber nessa semana de aula que alguns dos meus alunos não escrevem ainda seus nomes, a menos que consultem nos crachás e, que conseguem contar oralmente até o 5, porém ainda os
representam em forma de palitinhos (com algumas exceções).

Procuro sempre ter em atividades extras, pois alguns alunos são bem mais rápidos do que outros.
E tenho percebido que se eu deixar o aluno que terminou primeiro ir brincar com os jogos os outros terminam as atividades de qualquer jeito para ir brincar também, então quando alguém termina até a atividade extra primeiro, essa pega apenas a massinha de modelar para brincar.
Mas estou gostando bastante da turma, da regente e do estágio.
Essa semana estava trabalhando sobre higiene corporal, banho, então levei para a sala de aula uma boneca, banheira, shampoo, sabonete, cotonete, tolha... E dei banho na boneca com a ajuda da ajudante do dia, as crianças ficaram fascinadas com a atividade e descreveram oralmente, como eram seus banhos, lembrando de todos os detalhes, foi bem interessante.

Um comentário:

Roberta disse...

Catiane!!

Estar atrapalhada é normal. E rever o planejamento sempre que for necessário deveria ser uma atividade corriqueira, pois é nesse momento que podemos adequar o que já planejamos aos avanços e problemas de nossa turma.
Quanto a dificuldade da escrita do nome, isso é normal, os ritmos são mesmo diferentes. Pense em atividades que possam ajudar esse grupo.

Abraços
Roberta