Baseado no filme “A construção da leitura e da escrita do adulto na perspectiva freireana” e na leitura do texto A dialogicidade – Essência da educação como prática da liberdade de Paulo Freire, solicitados pela interdisciplina Didática, Planejamento e Educação, refleti sobre a importância dos temas geradores na prática pedagógica.
O tema gerador, segundo Freire é o universo mínimo temático, uma proposta metodológica que tem como base a teoria lógica do conhecimento.
Tema seria o assunto, gerador porque gera, logo deve possibilitar que o aluno compreenda sua realidade, pois o tema gerador permite elaborar idéias de diversos pontos de vista. Como mostra o vídeo, segundo Freire, “aprende-se só quando o que se aprende é significativo para agente”.
Assim sendo, podemos dizer que o aluno deve estar diante de situações de conflito/desafios para que passe pelos estados de reconstrução, desconstrução e construção provisória (gênese/Freire), ou seja, criação e recriação para que assim desenvolva seu pensamento critico na busca pelo novo conhecimento, fazendo uma leitura e releitura de mundo, a qual permite uma nova leitura. Como destaca Freire, “o momento deste buscar é o que inaugura o diálogo da educação como prática da liberdade” (CAP. 3, PAG. 9).
Deste modo, faz-se necessário o uso do diálogo, já que esse gera o pensar, a reflexão, a ação, porém, para que ele exista é indispensável se ter humildade a ponto de eu me abrir para as contribuições do outro. O diálogo vai de encontro à auto – suficiência. É também essencial para a existência deste, a fé dos homens, o acreditarem em sua capacidade de fazer e refazer, de criar e recriar, transformar, pois ao contrário, como cita o autor o diálogo torna-se uma farsa, isto é, “somente o diálogo, que implica um pensar crítico, é capaz, também, de gerá-lo” (cap. 3, pag. 5).
Conseqüentemente, creio que devemos deixar para traz a prática pedagógica denominada por Freire como “educação bancária”, a qual visa o depósito de conteúdos pelo professor no aluno, como se deposita um dinheiro em um banco, e valorizar a experiência/realidade do educando, a interação (professor X aluno X mundo), método ativo, no qual o aluno é sujeito ativo obtendo responsabilidades na construção de seu próprio conhecimento, desencadeando assim o desenvolvimento da autonomia.
Portanto, com base em tudo que foi descrito até aqui, ressalto que os temas geradores são de suma importância na prática pedagógica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Catiane,
Trabalhar com "temas geradores" exige uma certa maturidade dos alunos, visto que tal metodologia fundamenta-se principalmente no diálogo, na aceitação do dizer do outro e na reflexão crítica. Além disso, tal metodologia parte de temáticas relacionadas à vivência dos alunos, de modo que estes possam compreender sua realidade para nela intervir.
Pensando nisso e na experiência que tens/tivesses como professora, como analisas a viabilidade dessa metodologia nas turmas de séries iniciais?
Seguimos conversando.
Beijos, Rô Leffa
Postar um comentário