domingo, 25 de outubro de 2009

Elementos básicos para o planejamento didático-pedagógico...

Segundo a autora Maria Bernadete Castro Rodrigues em seu texto “Planejamento: em busca de caminhos” é importante para o bom planejamento e desenvolvimento de um projeto, dar importância aos seguintes elementos: contextualização, eixo integrador, justificativa, objetivos, conteúdos, estratégias, recursos, avaliação.
Entendo cada elemento da seguinte maneira:

Contextualização: é a globalização dos conteúdos, aproximando da realidade dos alunos, ou seja, fazendo algumas relações para que ele seja compreendido.
Eixo integrador: um tema, tópico de interesse, articulação entre os conteúdos que se quer desenvolver.
Justificativa: o porquê, a explicação da proposta, do que se quer estudar, ensinar.
Objetivos: Mais específico do que a justificativa, explicita o que e para que eu queira alcançar em meu aluno.
Conteúdos: Estudos específicos; assunto em que se quer estudar.
Estratégias: Os meios pelo qual se quer alcançar uma vitória; como fazer, como agir.
Recursos: Materiais a serem utilizados como apoio em determinada proposta.
Avaliação: Acompanhamento de um processo para identificar o “grau/tamanho” da aquisição de conhecimento do meu aluno. Meios pelo qual descobrirei a aprendizagem do meu aluno.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Catiane,

O planejamento é, sem dúvida, fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça, pois ele permite ao professor delimitar assuntos, definir ações, redimensionar seu trabalho.
Mas é importante que o planejamento contemple como uma de suas etapas, a reflexão sobre o que deu certo, o que funcionou e também sobre aquilo que não deu certo, os objetivos não alcançados, os alunos que não compreenderam o assunto estudado...
Essa reflexão ajuda o professor a perceber incoerências em seu planejameto e o impulsiona a buscar novas estratégias.

Beijos, Rô Leffa