terça-feira, 28 de abril de 2009

Desenvolvimento cognitivo...

A partir da leitura do texto Epistemologia genética e construção do conhecimento de Tania Beatriz Iwaszko Marques, parei para refletir sobre os quatro estágios de desenvolvimento cognitivo descritos por Piaget.
Assim constatei que conforme as crianças vão evoluindo vão também aceitando os diferentes acontecimentos em sua vida, ajustando-se ao seu meio social, já que este influencia em seu desenvolvimento.
Este desenvolvimento cognitivo dá-se na relação com o meio, porém, ele é individual.
Dessa forma, podemos dizer que a maneira de pensar da criança, refletida no modo como lida com os problemas da realidade é que nos dirá em que período do desenvolvimento ela se encontra e não sua idade, pois não existe idade específica para cada estágio, porém estes se apresentam em uma seqüência constante, onde cada um engloba o anterior e o amplia.
Como cita Piaget, “a velocidade do desenvolvimento, no entanto, pode variar de um a outro indivíduo e também de um a outro meio social; conseqüentemente, podemos encontrar algumas crianças que avançam rapidamente ou outras que avançam lentamente, mas isso não muda a ordem de sucessão dos estágios pelos quais passam.”

Nenhum comentário: