Nunca havia parado para pensar em evidências e argumentações, mas através do filme “Doze Homens e Uma Sentença” pude perceber bem a diferença entre ambas e a importância das mesmas.
Achei o filme muito interessante, pois retrata bem evidência e argumentação.Fez-me refletir bem sobre o primeiro olhar, a primeira impressão que temos sobre algo ou alguém. Mostra a importância de olharmos e pensarmos minuciosamente e criticamente as evidências em questão.
Evidência é algo que num primeiro momento parece verdade, mas que quando questionada levanta inúmeras dúvidas, gerando novas evidências e contra argumentações (discussões, questionamentos do que realmente é o fato em questão).No filme uma evidência questionada por um dos atores que me chamou atenção foi o momento em que afirmaram que o rapaz (filho) era culpado pelo assassinato do pai pelo fato de ter comprado uma faca não comercializada facilmente naquele lugar, a faca encontrada com o corpo do pai do rapaz (a arma do crime).
E a argumentação foi quando o outro ator questionou que até poderia não ser comercializada facilmente, pois era contra lei, mas que não era impossível ter outra faca igual à arma do crime, pois ele mesmo havia comprado uma em uma esquina qualquer, mostrando a todos a semelhança entre as facas.Com base no filme ouso dizer que algumas evidências carregam consigo preconceitos, que a nossa sociedade infelizmente ainda carrega muitos preconceitos como mostrou o filme no julgamento do rapaz que por um dos jurados foi acusado simplesmente porque morava em um lugar humilde.
O filme nos fez também repensar em nossas atitudes em relação aos nossos alunos e colegas, fazendo-nos respeitar a opinião de todos, a individualidade de cada um.
Ouso ressaltar também a importância de questionarmos e posicionarmo-nos com responsabilidade conforme nossa opinião, e não ficarmos “pulando de galho em galho”, mudando de opinião a todo o momento.
sábado, 13 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Catiane,
Que bom que o filme te proporcionou novas concepções sobre os conceitos e a importância de "evidências" e "argumentos". Espero que estes conhecimentos te auxiliem nas próximas postagens...
Um grande beijo,
Profa. Nádie
Postar um comentário