Algumas colegas e eu criamos um grupo de estudos, o qual facilita e contribui muito para nosso aprendizado.
O trabalho em grupo é muito importante, interessante e indispensável, através dele trocamos experiências, dicas, idéias, discussões que além de ampliar nosso próprio conhecimento, contribui para o processo de construção de conhecimento dos colegas.
Aprendi a dar mais valor à aprendizagem cooperativa, isto é, um grupo de alunos que trabalham em equipe e o resultado deve refletir que todos e cada um tenham trabalhado com a informação para um mesmo fim, pois ainda que se trabalhe em grupo a aprendizagem é individual. Este é um modelo que vem sendo seguido e modificado ao longo de nossa caminhada com a UFRGS.
É interessante trabalharmos assim com nossos alunos também, pois aprendizagem cooperativa trata-se de uma estratégia em que o professor dispõe os alunos em grupos de trabalho, organizando-os na base da heterogeneidade das suas habilidades (por exemplo, juntando alunos com dificuldades numa determinada área com alunos mais habilidosos no assunto em questão).
Com esta experiência por mim realizada pude notar que aprendizagem cooperativa proporciona uma melhoria significativa das atitudes dos alunos com mais habilidades ao mesmo tempo em que aumenta significadamente a auto-estima dos que possuem mais dificuldades, já que a auxiliarem os alunos com maior dificuldade, os que possuem mais facilidade de assimilação do conhecimento também estão aprendendo.
sábado, 13 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Catiane,
Gostei muito deste registro e da amplitude da aprendizagem cooperativa na tua vida, acadêmica e profissional. Seria interessante trazeres algumas informações sobre o grupo (o que os motivou a se unirem nesta proposta cooperativa?)e talvez ilustrar com situações mais específicas (com os colegas e com os alunos).
Um grande abraço,
Profa. Nádie
Postar um comentário