Outra atividade em que também começou direciona e por fim livre foi a das lâminas da alimentação. Primeiro contei as crianças uma historinha sobre alimentação (tema trabalhado na semana), depois, cada criança recebeu uma lâmina de retro – projetor para realizarem um desenho livre.
Nessa atividade eu não deveria ter lido a história para as crianças antes de realizarem os desenhos, pois assim acabei influenciando-as na hora de desenharem, algumas até tentaram imitar a história lida. E como vimos no decorrer desse trabalho, o professor deve orientar, porém, tomando todos os cuidados necessários para não influenciar a criança.
A apresentação do trabalho foi um momento de socialização muito produtivo, já que as crianças interagiram umas com as outras, favorecendo as habilidades de linguagem e o desempenho de papéis (Smith, 2006).
“Os desenhos me permitiram perceber que os alunos entenderam a história sobre alimentação, inclusive um dos desenhos me chamou atenção, pois a aluna desenhou uma geladeira; dentro de um círculo os doces e em outro as frutas, perguntei por que ela havia desenhado os alimentos em grupos separados e porque desenhou uma geladeira, me respondeu que é porque não podemos comer tudo junto, os doces têm que ser depois do almoço, de sobremesa. E a geladeira era porque as frutas duram mais se tiver na geladeira.” Esse trecho demonstra a presença de aprendizagens, assim como a imaginação em desenvolvimento e a relação com a realidade.
Já a aluna J. desenhou uma casa e na hora de apresentar seu trabalho para os colegas explicou que os alimentos estavam dentro da geladeira e que a geladeira estava dentro da casa, por isso não dava para ver, isso nos comprova o quanto as crianças mesmo trabalhando juntas, desenvolvem sua própria vontade, a interpretação dos fatos é individual.
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Um comentário:
Oi Catiane,
Como vim lendo as postagens do eixo 8, não poderia deixar de ler a última :)
Esta, como as demais, está excelente. Eu destacaria aqui a ênfase crítica diante da tua própria aprendizagem (sobre as influências que o professor pode exercer sobre os alunos) e as hipóteses explicativas da realidade que os teus alunos apresentaram. A presença das evidências dá mais "peso" aos teus argumentos e fundamenta as tuas conclusões.
Mais uma vez, meus parabéns!
Um grande beijo e um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
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