Revisitando os eixos 5 e 6 do Pead, encontrei na interdisciplina de psicologia 2, os estágios de desenvolvimento cognitivo descritos por Piaget, os quais relacionam-se com o tema do meu TCC. Por exemplo, o estágio pré- operatório caracteriza-se pelo surgimento da função simbólica, a representação da realidade, o jogo simbólico, o faz-de-conta, o qual surge por volta 2/3 anos quando a criança começa a alterar o significado dos objetos, assim como expressar seus sonhos e fantasias e as regras implícitas que se materializam nos temas das brincadeiras.
Sendo assim, a brincadeira de faz-de-conta é importante para a criança, através dela a criança coloca-se num lugar de poder, como por exemplo, de super-herói que resolve os conflitos ajudando-a a construir sua autoconfiança, além de superar obstáculos da vida real, como adaptar-se em ambiente diferente, vestir-se, comer alimentos sem deixar cair, enfim, possui o controle que não possui na realidade, pois são submetidas às regras/controle dos adultos.
Porém, em relação ao papel de super-herói é também vista como incentivo a violência, enquanto, deveria ser considerada como numerosa oportunidade para a criança obter sentido de domínio, assim como benefício associado ao jogo dramático, pois ainda no faz-de-conta a criança aumenta suas habilidades lingüísticas, aprendem a solucionar melhor os problemas e desenvolver a cooperação, expõem seus medos, inseguranças, desejos, experiências, isto é, constroem uma ponte entre fantasia e realidade.
domingo, 12 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Oi Catiane,
Conhecer como se dá o processo de desenvolvimento da criança é fundamental, pois, desse modo, podemos propor atividades que ajudem-na a superar cada etapa.
A Literatura Infantil e a ludicidade que a envolve são, sem dúvida, formas muito ricas de explorar diferentes habilidades da criança bem como podem ajudá-las a construir seu próprio modo de compreender a realidade.
A Literatura Infantil e a Ludicidade, ao que me parece, são conceitos que serão mobilizados no teu TCC, certo? Que dados do teu estágio pretendes utilizar para proceder à análise? Como esses conceitos podem te ajudar a "ler" o teu material empírico?
Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.
Oi Rô, a ludicidade sim, nortei meu TCC, o material empírico que pretendo utilizar são os momentos da hora do brinquedo, porém, ainda não estabeleci as relações, estou realizando a parte teórica, ok? Assim que chegar nesse tópico te dou retorno.
Beijinhos!!!!!!
Oi Catiane,
ok, sei que as etapas se seguem aos poucos. Só mais uma coisinha: já sabes o que vais observar na hora do brinquedo? Utilizarás o teu planejamento desses momentos ou as reflexões feitas ao final das aulas como material de análise?
Beijos, Rô Leffa.
Oi Rô!!!
Na verdade eu pensei que era para utilizar os dois momentos, é para escolher apenas um???
Abraços!!!!
Postar um comentário