sábado, 3 de abril de 2010

ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS...

Durante todo o curso falamos em partir das experiências dos alunos, valorizar o conhecimento e as curiosidades deles, agora está chegando a hora de pôr em prática, por isso essa semana parei para pensar nas arquiteturas pedagógicas em que me basearei.
Sendo assim, estou pensando em atividades que oportunizem interação, cooperação, que valorize os conhecimentos prévios dos alunos, que possam ser lúdicas para eles, tornando minhas aulas mais atrativas.
Logo, as crianças terão espaço para criarem, refletirem, recriarem, transformarem, pois é necessário ação, reflexão para que se possa desenvolver a autonomia.
Deste modo, pensei em executar atividades com jornais, bulas, rótulos, revistas, desenhos, pinturas, colagens, músicas, dobraduras, brinquedos, objetos do cotidiano dos educando, diferentes formas de contar histórias (fantoches, varal, slides, teatro, álbum seriado, lâminas, livro), distintos recursos como, por exemplo, data show, retro-projetor, tintas, giz de cera, canetinhas, lápis de cor, jogos, som, computador, passeios de campo, etc., enfocando as curiosidades, o interesse dos alunos, procurando socializar as aprendizagens.
Desenvolverei um projeto sobre higiene para trabalhar durante o estágio (a pedido da professora regente), através dele pretendo trabalhar conteúdos como, por exemplo, números até 10, cores, saudações de cortesia (obrigada, bom dia, com licença, por favor, me desculpe...), alimentação, educação ambiental, valores (convivência, respeito), datas comemorativas (dia das mães, semana do município, festa junina, feira do livro).
Conforme destaquei a cima, esses são conteúdos e competências que pretendo trabalhar durante meu estágio, sempre procurando valorizar a realidade dos alunos, diversificando minhas práticas, respeitando o tempo de construção do conhecimento de cada um e, portanto apresentando flexibilidade em meu planejamento.

Um comentário:

Roberta disse...

Catiane!!

É muito interessante e muito importante que faças um balanço do que foi trabalhado até agora e pense nisso quando fores planejar o teu estágio pois é nesse momento que podemos aliar a teoria com a prática em um novo começo.

Abraços
Roberta