domingo, 25 de outubro de 2009

REFLEXÂO SOBRE O PA...

Com base nas leituras dos textos “Revisitando os projetos de Aprendizagens, em tempos de web 2.0” de Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena e “Aprendizes do futuro: as inovações começaram!” e principalmente a atividade 2 da interdisciplina Seminário Integrador VII, pude refleti sobre o ponto de partida de uma pesquisa, as certezas provisórias, as dúvidas temporárias, o plano de ação, o mapa conceitual, ou seja, o projeto de aprendizagem como um todo.
A respeito do ponto de partida de uma pesquisa, confirmei minha hipótese de que este é a escolha do tema, e somente após essa escolha, detém-se na pergunta inicial, a qual se faz necessária, pois é ela quem definirá o que realmente queremos saber, porém não deverá ser muito ampla para não desviar o foco de pesquisa e nem tão restrita que limite a construção do conhecimento.
As certezas provisórias são as hipóteses, as informações, que os integrantes do grupo têm sobre o assunto em questão, que não só podem virar dúvidas quanto serem negadas ou confirmadas.
As dúvidas temporárias estimulam o sujeito a buscar o novo conhecimento, porém nem sempre elas se tornam certezas e as certezas podem virar dúvidas, ou seja, ambas podem ser confirmadas ou negadas e todo esse processo gera novas aprendizagens.
Quanto ao mapa conceitual, num primeiro momento, pensei que sintetizava o projeto como um todo. Todavia a colega Josiqueli ao comentar meu trabalho, me fez refletir um pouco mais sobre o verdadeiro sentido dele, onde pude ampliar meu conhecimento, pois o mapa conceitual permite a identificação e a relação entre os conceitos apropriados no desenvolvimento do PA, e a estrutura do trabalho, pois visualizamos através dele a pesquisa sintetizada, porém não o projeto com um todo, já que não encontramos explicito nele os conflitos/angústias, encontros e discussões do grupo.
Logo, creio ser necessário um planejamento, estabelecer estratégias, isto é, uma organização do tempo, das ações a serem desenvolvidos para se alcançar os objetivos, oportunizando assim a aprendizagem. É no plano de ação que definimos as estratégias a serem seguidas, buscando assim novas hipóteses, dúvidas, chegando então às novas certezas.
Posso destacar então, que a característica principal de um projeto de aprendizagem é partir da curiosidade do educando, valorizando seus conhecimentos prévios/sua realidade de vida, tornando-o sujeito de sua própria aprendizagem.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Catiane,

A atividade 2 do SI bem como as leituras sugeridas ajudaram a rever/ repensar todas as etapas que constituem o PA e tua postagem reflete a apropriação teórica que fizeste. Parabéns!

Outro aspecto importante do PA (e que foi pouco ressaltado na atividade 2) é a necessidade dos registros do processo de construção do PA, visto que tais registros permitem aos sujeitos uma releitura da caminhada e também a determinação de nossos rumos para o projeto.

Beijos, Rô Leffa