Na aula presencial da interdisciplina de LIBRAS, nessa quinta-feira, a professora nos mostrou um pouco sobre essa língua.
Nessa aula percebi que ao contrário do que eu pensava não é correto dizer linguagem de sinais e sim língua de sinais, pois linguagem é mais ampla, abarca várias línguas.
Descobri também que surdo não é o mesmo que deficiente auditivo, já que o primeiro é a pessoa que nasce surda e o segundo é o indivíduo que vai perdendo a audição com tempo.
A língua de sinais não é puramente mímica e gestos nos quais os surdos utilizam para se comunicar, ela possui gramática específica, própria.
Essa língua não é universal, cada país possui a sua língua de sinais conforme sua cultura, por isso a nossa é LIBRAS - linguagem de sinais brasileira.
Essa língua possui alguns parâmetros que formam os sinais: configuração das mãos – os sinais podem ser realizados com uma ou duas mãos, ao todo são 26 letras alfabeto manual e 61 configurações de mão; ponto de articulação- o lugar onde é feito o sinal, perto ou não do corpo; movimento – os sinais podem ter ou não movimentos; expressão facial e/ou corporal – são essenciais para o entendimento do sinal, funciona como uma entonação de voz; orientação/direção – o comando do movimento do sinal, ou seja, para onde movimenta esquerda, direita, etc.
O alfabeto manual/soletração é utilizado para expressar nomes de pessoas, cidades, ruas, etc., ou palavras que não possuem um sinal próprio.
Existem ainda muitos sinais semelhantes que são definidos pelo contexto ou pela expressão facial/corporal e palavras simples que utilizam dois sinais ou vice-versa.
Além de tudo que foi descrito até aqui descobri ainda, nessa aula, que existe o dia do surdo, o qual é comemorado no dia 26 de setembro, aprovado pela LEI Nº 11.796 em 29 de outubro de 2001.
Logo, concluo que esta deve ser lembrada e respeitada por todos, pois os surdos são pessoas tão capazes quanto às ouvintes e esta língua é tão importante quanto o português.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Catiane,
Realmente a interdisciplina de LIBRAS te proporcionou muitas aprendizagens... tua postagem revela isso.
Interessante que, mais do que registrar aqui os conhecimentos novos, registrasses também a compreensão que tinhas anteriormente, mostrando uma tomada de consciência acerca das tuas aprendizagens. Parabéns!
Continue registrando aqui tuas descobertas!
Beijos, Rô
Postar um comentário