terça-feira, 22 de setembro de 2009

Contribuição as indagações da tutora Rô sobre as múltiplas linguagens...

Indagações da tutora Rosângela em relação à postagem múltiplas linguagens:

“Toda essa reflexão nos permite pensar o espaço da sala de aula, onde muitas vezes privilegiamos um único modo de expressão da língua (colocando-o como modelo), sem levar em conta a multiplicidade de variedades lingüísticas e de objetivos implicados na comunicação, ou seja, a escola precisa trabalhar com essa diversidade, "incorporando ao currículo essas demandas sociais e culturais, buscando meios para responder a elas". De que modo o professor pode fazer isso? Como a escrita e a oralidade devem ser encaradas pelo professor?”


Penso que nós professores, como vimos nessa interdisciplina através do texto “Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola” de Angela B. Kleiman, devemos começar valorizando as experiências de nossos alunos, suas realidade de vida, isto é, aproveitar as distintas culturas existentes na própria sala de aula e desenvolver o letramento social, oportunizando assim a participação/interação dos alunos para que aprimorem sua consciência crítica seguindo atitudes éticas e compromisso político, para o desenvolvimento de sua autonomia.
Acredito ser uma boa sugestão, para colocarem prática o que foi descrito a cima, utilizarmos materiais distintos, que claro, estejam presentes no dia a dia dos educandos, por exemplo, folders, jornais, revistas, livros, etc., pois assim estaríamos partindo de algo que eles já possuem um conhecimento prévio.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Catiane,

Muito bom... temos de mostrar aos alunos o quanto a nossa língua é rica e isso se torna possível à medida que trabalhamos com diferentes gêneros de texto, atentando sempre para a função social que cada texto desempenha. Isso é letramento social.

Beijos, Rô Leffa