segunda-feira, 6 de abril de 2009

Inclusão de educação especial...

Quais seriam os caminhos para nós professores estarmos preparados para lidar com crianças com necessidades especiais em nossas salas de aula? (Roberta)

Quanto ao questionamento que a tutora Roberta me fez, citado à cima, penso que o caminho para nós professores estarmos preparados seria conhecermos um pouco mais dessa realidade através de bons cursos onde aprenderíamos um pouco sobre como trabalhar com crianças especiais.


Tu acreditas que todas as crianças possam estar na escola regular? (Roberta)

Essa inclusão ainda é nova e não tive experiência com crianças especiais, portanto fico em dúvida sobre o assunto em questão.
Entretanto, se eu fosse obrigada a lhe dar uma resposta hoje, diria que não acredito que todas as crianças possam estar na escola regular, mas muitas das crianças que freqüentam apenas escolas especiais, poderiam também freqüentar escolas regulares.
No caso das crianças com deficiências físicas, auditivas, com profissionais capacitados para tal tarefa sim, poderiam freqüentar escolas regulares, agora deficientes mentais, por exemplo, não, pois fico me perguntando como um professor com 25 alunos em uma sala de aula, conseguirá acompanhar e avaliar o desenvolvimento desses alunos.

Um comentário:

Roberta disse...

Catiane!!

Como és rapida nas respostas... É bom pensarmos em como incluíriamos esse alunos e se teríamos reais condições de atender eles em nossas salas de aula, já que o número de crianças já é grande, com o apoio necessário (uma auxiliar por exemplo) acredito que seria mais fácil esse trabalho para nos professores.

Seguiremos conversando...
Beijos
Roberta