Após o estudo do texto Epistemologia genética e construção do conhecimento, parei para observar em que fase do desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, se encontra meu filho Kauan. Constatei que ele encontra-se na fase sensório-motor com 3 meses e 22 dias de vida.
Ele é uma criança muito estimulada por mim, pelo pai, pelos tios, avós, etc., pois como é a única criança na família, todos puxam muito por ele. Estimular é muito importante para o desenvolvimento da criança.
Observo que ele está bem mais ativo: olha, observa, acompanha com o olhar e responde com balbucios e risadinhas quando alguém conversa com ele; gosta de olhar e pôr as suas mãos e a fraldinha na boca; puxa a blusinha para a boca ficando de barriga de fora; gosta de olhar para tudo que é colorido; gosta da minha companhia (mãe); gosta de trocar de lugar; de bruços levanta a cabeça e os ombros; quando coloco uma fraldinha na frente dos seus olhos, já está percebendo que existe um mundo através da mesma, apesar dele não conseguir ver; está começando a dar gritinhos; quer cada vez mais atenção; já se vira sozinho na cama, atravessando-se na mesma; está começando a interagir com as pessoas, levando as mãos no rosto de quem está próximo a ele.
Assim, podemos dizer que essa fase é caracterizada pela experiência imediata através dos sentidos em que há interação com o meio, sendo esta experiência obtida com as ações, como por exemplo: sugar, agarrar, bater, atirar e chutar, já que as ações ocorrem antes do pensamento.
Obs: Esta interdisciplina está contribuindo muito para que eu entenda melhor o desenvolvimento do meu filho Kauan.
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Um comentário:
Catiane!!
Que satisfatição encontrar mais uma postagem no teu blog onde consegues entrelaçar a tua vida pessoal com as interdiscplinas do semestre. Isso só nos mostra que consegues compreender em outras esferas o que está aprendendo no curso. Parabéns!!!
Abraços Roberta
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