domingo, 22 de junho de 2008

Perguntas...

Realizei também, outro trabalho sobre as perguntas.
Perguntei aos alunos o que eles tinham mais curiosidade em saber, pedi que se reunissem em trios (por falta de mais computadores na escola), e decidissem uma questão apenas para que pesquisassem nessa aula, deveriam também , discutir sobre o mesmo, levantando os pontos mais importantes da pesquisa.
Depois, solicitei que apresentassem aos demais colegas da forma em que o grupo considerasse mais criativa, divertida, de fácil entendimento.
Fiquei surpresa, eles anotaram tudo que encontraram sobre o assunto em questão e apresentaram de diferentes maneiras. Teve grupo que fez cartazes, teatro, matrizes, desenhos, etc.
Os temas escolhidos foram: Por que o céu muda de cor?;Como se forma o arco-íris?; Vida indígena; e, Por que o arco-íris só aparece se tiver chuva? Será que é só quando chove?
Foi uma atividade e tanto, eles adoraram porque partiu deles, o conteúdo, a técnica e a explicação do mesmo.
Só lamento ter esquecido a máquina fotográfica em casa, pois assim, não pude registrar este maravilhoso trabalho.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Apesar de teres esquecido a máquina no dia, o que todos lamentamos, os registros do tipo: cartazes, matrizes...podem ser capturados ainda e incluídos no teu blog. Ou não??
Ficarei aguardando mais informações.

Beijos,

Profa. Nádie

Marie Jane disse...

Olá Catiane

Bem, encontrei um dos blogs mais completos que li. Há muitos relatos preciosos do que tu tens realizado em aula como aluna e professora revelando as surpresas, os investimentos na qualificação das tuas aulas, as respostas dos alunos. Quando dizes que trouxeste uma agente de Zoonose e que ela trouxe um livrinho para as crianças pensei que teria sido interessante os fazer criarem um livrinho com o que aprenderam e terem como tarefa ajudar outra pessoa, um amiguinho, um irmão ou irmã, a entender o que eles aprenderam. E depois relatar em aula para quem eles emprestaram o livrinho e com quem eles conversaram e contaram o que sabem. Veja como uma atividade pode ser desdobrada e ainda incentivar os alunos a assumirem uma responsabilidade importante que é multiplicar seus próprios conhecimentos. Bem, mas de tudo o que li o que mais gostei é que tu és uma investigadora. Sai a campo e aplica o que aprende, experimenta, pensa, registra. Daqui para frente o que pode ser desafiador para ti é questionar a fundo cada atividade e sua aplicação. Enxergar seus limites e possibilidades. Ler os autores com olhos críticos de quem tem muita experiência em campo, na aplicação com os alunos. Tente ver para além das palavras bonitas dos autores: O que eles dizem? O que eles defendem? O que defendem tem sustentação real ou é pura divagação? Belo desafio, heim?

Fraterno abraço, Marie Jane