terça-feira, 30 de outubro de 2007

O ensino da arte...

Pude ampliar meu conhecimento sobre arte, a partir do estudo dessa interdisciplina, pois estudamos obras e conhecemos artistas de diferentes épocas, estilos e movimentos. Pude também perceber a presença da arte na mídia, através das propagandas, capas de revistas e jornais, estabelecendo relações particulares com a leitura de imagens (a qual julgo de suma importância para um melhor entendimento sobre cada obra e as intenções dos artistas). Através dessas leituras pude analisar as diferenças entre aquelas que me eram familiares, aquelas que admirei, aquelas que estranhei e aquelas que são indiferentes, pois as impressões são resultados da nossa experiência com a arte em diferentes contextos.
Segundo o professor Robert Ott, “quando se expõe o aluno a obras de arte originais, essas desafiam seu poder de observação e oferecem conhecimento que os habilita para esforços criativos posteriores. O mundo orientado visualmente torna-se um elemento ativo na sala de aula por meio da percepção, da análise, da imaginação e da expressão, da produção ou do fazer arte na classe”.
Segundo Anamélia Bueno Buoro, “cabe a nós, educadores, adotar a mesma postura inquieta de pensadores e pesquisadores permanentes, devendo para isso buscar formação contínua e investimento em novos conhecimentos, uma vez que só podemos ensinar aquilo que efetivamente sabemos”, ou seja, para podermos ensinar e ressaltar a nossos educandos a importância da arte, precisamos (nós educadores) ampliar nossos conhecimentos.
O ensino da arte trás muitas dificuldades para nós professores, pois apresenta ainda a falta de material didático, além da falta de interesse por parte dos educandos que preocupam-se em geral com a nota e não com o conhecimento adquirido, mas aos poucos e com persistência talvez consigamos mudar esse pensamento, incentivando e despertando o interesse dos alunos para esse fim.
Podemos encontrar, apreciar, refletir e questionar arte em diversos espaços (museus, galerias, fundações, bienais, praças, ruas, feiras, exposições, Internet, entrando em contato com obras, artistas, exposições, música, teatro, apresentações artísticas, eventos culturais, festas populares, etc, pois a arte se faz presente em nosso cotidiano, não é algo distante, separada da nossa realidade).

Nenhum comentário: