sábado, 27 de outubro de 2007

Ludicidade

Achei de suma importância a entrevista de Tânea Fortuna sobre ludicidade, pois eu acreditava que lúdico era tudo que pudéssemos manusear durante as aulas e trabalhando sobre um determinado conteúdo, mas agora compreendi que ludicidade não pode ser uma brincadeira (algo) obrigada, por exemplo, a boneca é lúdica se a criança brincar por prazer e deixa de ser lúdica se tiver que brincar porque a mamãe ou a professora mandou.
Fiquei em dúvida quanto à existência da ludicidade em nossas práticas pedagógicas, pois se for algo proposto pela professora, será que deixa de ser lúdico? Por exemplo, se a professora fizer uma brincadeira em sala de aula, mesmo que os alunos sintam prazer em realizar, por ser proposta (a brincadeira) pela professora, deixa de ser lúdica ou não?

Acredito que pode ou não ser lúdica, pois na minha opinião, o ser lúdico depende do indivíduo, daquilo que dá prazer a ele. O que é lúdico para mim, pode não ser para os meus alunos, de repente elaboro uma aula lúdica, no meu ponto de vista, mas que para os meus alunos não será lúdica e vice-versa. Então penso que nós professores devemos estar atento para que os objetivos pedagógicos não ultrapassem o lúdico e a brincadeira, "perde a graça" para as crianças.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

Esta é uma boa pergunta a ser encaminhada para o Prof. Elder, já fizeste isto?? Quando tiver a resposta compartilhe no teu portfólio...Um grande abraço, Profa. Nádie

Marie Jane disse...

OI Catiane

Li todos os teus registros e fiquei impressionada com a profundidade com que tratas o conhecimento e a seriedade com que conduz teu curso. Observei como você aplicou e as idéias que tens sobre a aprendizagem colaborativa. Uma frase capturou minha atenção porque desejo saber mais o que pensas. Também não tenho a resposta mas gostaria de te ouvir sobre: "ainda que se trabalhe em grupo a aprendizagem é individual."

Vou fazer uma provocação: se você tivesse que me dizer quais são os conceitos mais importantes com os quais trabalhou até o momento, o que diria?
Um grande abraço, Marie