Passos iniciais do TCC:
Desenvolvi meu estágio com o pré-escolar (5 anos).
Durante meu estágio realizei uma atividade que considerei significativa, mas que também me desencadeou dúvidas sobre deixar ou não as crianças brincarem livremente em sala de aula, sobre a importância dessas no desenvolvimento da criança.
Como era dia do brinquedo (momento em que os alunos têm livre para brincar com brinquedos que trazem de casa) fizemos uma grande roda e com o alfabeto móvel montamos o nome de alguns deles e depois destacamos a letra inicial e final dos mesmos. Essa atividade tinha como objetivo conhecer as letras e escrita do nome de alguns brinquedos (já que foi pedida pelos alunos, curiosidade deles) e identificar e diferenciar a letra inicial da final.
A atividade foi interessante, todos queriam saber como se escrevia o nome do seu brinquedo. Um aluno até pegou uma folha e um lápis para copiar porque queria mostrar para mamãe em casa. Porém, me surgiu à dúvida sobre a importância de deixar as crianças brincarem livremente ou de direcionar as brincadeiras.
Então, voltei a meus trabalhos da interdisciplina de ludicidade, onde encontrei Tânia Fortuna e com base nela e nos estudos realizados sobre o brincar em sala de aula pude perceber que o termo lúdico não se refere apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo, ao prazer de realizar a atividade em si, são ações vividas que despertam vários sentimentos, ou seja, deixou de ser o simples sinônimo de jogo, não importando o resultado do mesmo e sim a ação em si.
Logo, pensando em brincadeira, brincadeira livre, jogo/regras, desenvolvimento da autonomia, a relação com o outro, enfim, a ludicidade, aproveitando a curiosidade surgida durante o estágio, defini minha questão inicial para o TCC: A brincadeira livre influencia no desenvolvimento da criança de pré-escola¿
A princípio para responder a questão inicial, pretendo explorar bastante a interdisciplina de ludicidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oi querida!
Adorei a tua reflexão a partir da atividade e a definição da Ludicidade como temática. O teu registro semeou uma "pergunta que não quer calar"... Quando, ao final, tu formula a "questão" [A brincadeira livre influencia no desenvolvimento da criança de pré-escola?] fiquei com a sensação que ela foi respondida quando tu citou os textos de ludicidade da Tânia Fortuna. Não te parece que a resposta seria SIM? Se isto é fato, como poderias discutir a temática de forma a trazer algo novo para esta área de conhecimento? Pense nisso e seguimos, ok?
Grande beijo,
Profa. Nádie
Olá professora Nádie, refletindo sobre seu comentário e as conversas com você, Nilton e Andrea, minha questão foi a princípio modificada para:
- A brincadeira livre na sala de aula da educação infantil permite a construção de aprendizagens?
Mas, me parece que também remete um sim como resposta, vamos ver como vai ficar até o final, ok? Bjocas!!!!!
Oi Catiane,
Penso que talvez um "como" ou "quando" na pergunta podem mudar o tipo de resposta de "sim" ou "não". O que tu achas? Pense nisso e vou acompanhar os desdobramentos, ok?
Grande beijo e bom feriado!
Profa. Nádie
Postar um comentário