quarta-feira, 1 de julho de 2009

Preconceito e Descriminação...

Em nossas instituições educacionais hoje, ainda encontramos muitos preconceitos de gênero, etnia, etc., como, por exemplo, quando as crianças colocam apelidos maliciosos uns nos outros, chamando alguém de negrinho, pretinho, gordinho, seco, bujãozinho, cabelo de Bombril, ou quando recusa sentar ao lado de alguém...
Para acabar ou minimizar esta discriminação e preconceitos, precisamos trabalhar com o intuito de conscientizar nossos educandos de que em nosso país existem distintas culturas, etnias, histórias que devem ser respeitadas por todos os indivíduos.
Deste modo, estaremos atenuando estes preconceitos e discriminações, modificando então as relações entre os sujeitos, tornando a escola um espaço sócio interativo, onde formaremos cidadãos respeitam as diferenças.

3 comentários:

Roberta disse...

Catiane!!

Já está nas escolas um grande movimento contra o bullying que é também uma forma de violência na escola, que pode começar justamente com os apelidos citados por ti.
Cabe a nós professores tentarmos trabalhar assuntos como esse com nossos alunos.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi Catiane,

Aproveito para reforçar o comentário da Roberta que deu uma importante "dica" sobre a temática. É importante que os professores procurem saber mais sobre o bullying. Tu já havias ouvido falar nesse termo (sem tradução para o português)? Tenho acompanhado apresentações de pesquisadores sobre o tema e gostaria de saber o que pensas a respeito. Voltarei para continuarmos conversando, ok?
Um grande beijo e até breve!
Profa. Nádie

Maria Helena disse...

Colega Catiane,
Sou a Maria Helena do Pead de SL e estou visitando o teu blog.
Dei uma olhada em todas as tuas postagens e achei tuas colocações claras e de acordo com a teoria estudada, tuas postagens contém depoimentos da tua prática, prática que tu estás relacionando muito bem com a teoria. Parabéns!