A partir dos estudos realizados nesta interdisciplina, posso ressaltar que gestão democrática escolar é uma escola onde todos os envolvidos, isto é, toda a comunidade escolar tem direito de exercer seu poder no sentido de decidir o futuro da mesma, ou seja, a principal característica /da gestão democrática é a participação dos pais, alunos e professores e funcionários da instituição em todas as decisões.
E quando me refiro à participação da comunidade escolar, falo da troca de opiniões e decisões conjuntas, e não na inclusão dessa comunidade sem participação nas decisões sobre a política pedagógica adotada na escola.
Outro elemento importante é a transparência na prestação de contas e o respeito à diversidade. Essa também no sentido de distintas opiniões, respeito ao outro, mesmo que no embate, no conflito, mas respeito, já que conciliar opiniões e decisões não é fácil. Este é um dos principais desafios neste processo.
Inclusive, segundo a professora Lisete Gomes Arelado, nós professores devemos aprender a aceitar que os outros “atores” da escola tenham o que dizer, na esfera em que nós consideramos decididamente só nossa, que é a área pedagógica. Pois nós educadores defendemos, suportamos e incorporamos a participação desde que não se mexa na nossa parte, dizendo o que vai acontecer em sala de aula com os currículos e programas.
Por isso, o processo para se chegar a uma escola totalmente democrática é longo, não existe receita pronta, quem participa é que tem que definir caminhos.
Um dos caminhos que podemos utilizar para buscar a democracia é aprimorar as diversas maneiras de lidar com os conflitos diários que envolvem “atores e sujeitos”. Nesse caminhar temos estruturas democráticas (eleições para diretores, efetivação de conselhos escolares) instrumento organizativos, administrativos, que permitam que o diálogo se dê para garantir esta gestão democrática.
Segundo a professora Isabel, uma marca principal da gestão democrática é entender a democracia como uma organização importante em termos de mediação da sociedade e de poder fazer com que a educação tenha essa característica de construir uma cultura participativa democrática. A gestão democrática é muito nova no Brasil, portanto, devemos apostar, confiar nos pais, alunos, professores, diretores, dando vozes a todos os envolvidos na instituição para que possam opinar durante as decisões e trabalharmos em conjunto para que este processo aconteça, construindo uma escola democrática qualitativa para todos.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
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Um comentário:
Catiane!!
Entender como funciona toda a escola e como podemos participar na sua gestão é muito importante para quem está inserido nesse contexto. Por isso a importância de entendermos melhor a gestão de nossas escolas.
Abraços
Roberta
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