A partir dos estudos realizados na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta e tendo como base o desenvolvimento constante da minha vida adulta no processo de aprendizagem, pude refletir a forma em que as características do desenvolvimento intelectual do jovem e do adulto e as relações professor-aluno se manifestam neste próprio processo.
Segundo Piaget, o desenvolvimento ocorre de forma em que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores, ou seja, o desenvolvimento cognitivo e todas as construções do sujeito servem de base a outras, iniciando após o nascimento, pois adquirimos distintos conhecimentos na convivência com os outros durante nossa vida.
Sendo assim, os estágios do desenvolvimento apresentam idades variáveis, já que cada indivíduo possui seu tempo de construção do conhecimento, apresentando então, diferentes pontos de vista.
Portanto, como cita Maturana, o educador precisa colocar-se no lugar do aluno, tentando compreender suas dúvidas a fim de lhe dar respostas de que está necessitando e ao mesmo tempo preparado para ouvir, respeitando-o mesmo que suas idéias vão de encontro ao seu pensamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário