Para desenvolver a mesma utilizei alguns materiais, como:
Caixas de diferentes tamanhos, de modo que uma caiba dentro da outra.
Mapa do mundo, do continente, do país, do estado, do município e as comunidades em que vivem os alunos.
Por exemplo: Meus alunos vivem: continente Sul Americano; país: Brasil; estado: Rio Grande do Sul; município: Três Cachoeiras: comunidades do município (Sede de Três Cachoeiras, Caravágio, Alegrete, Pontal, Chapada dos Mesquitas, Tajuvas, Lajeadinho, Alto Rio do Terra, Chapada do Alegre, Raposa, Lula Martins, Morro Azul, Porto Guerreiro, Rio do Terra, Santo Anjo da Guarda, Mesquitas, Vila Fernando Ferrari), a escola está situada em Vila Fernando Ferrari, esta também poderá aparecer.
Então, na caixa maior colei o mapa do mundo, dentro desta colei uma caixa com o mapa do continente Sul Americano, logo, uma com o mapa do Brasil, dentro desta uma com o mapa do RS, depois uma com o mapa de Três Cachoeiras. Para finalizar, haverá dentro desta, várias caixinhas uma com o nome da sede e outras com o nome das localidades de Três Cachoeiras.
Ao aplicar essa atividade, observei que alguns alunos que tinham bastante dificuldade ao observar a técnica e manusear as caixas com os mapas, conseguiram compreender que as comunidades e a sede do município são menores que o próprio município, e fazem parte dele, que o município é menor que o estado, que é menor que o país, que é menor que o continente, que todos fazem parte do mundo.
Essa foi uma ótima atividade, os alunos adoraram e realmente aprenderam.
Essa foi uma ótima atividade, os alunos adoraram e realmente aprenderam.
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