A partir da proposta da atividade 5 de Seminário Integrador IV, das leituras realizadas e das discussões no fórum, observei que nós professores devemos questionar nossos alunos, estimulando-os a buscarem o conhecimento determinado que querem obter. Mas às vezes, talvez por ser mais cômodo ou por medo dos questionamentos dos mesmos preferimos dar a resposta “pronta”, a qual não despertará neles a curiosidade de ir além, em vez de incentivá-los a pesquisarem, criarem suas próprias hipóteses e conclusões.
È importante também , não influenciar os educandos com nossas opiniões, pois o aluno se espelha muito no professor.
Assim como ressaltou a autora do texto: Qual é a questão?, “nós professores estamos acostumados a pensar pelos alunos – antecipamos tudo o que ele pode ou deve saber, definimos os problemas, os objetivos e as soluções e temos um tempo preestabelecido para as atividades.”
Assim sendo, devemos nos avaliarmos, passando pela desestruturação e reestruturação de argumentos e de posições, auxiliados pelas questões colocadas pelos alunos para que possamos atingir o desenvolvimento da inteligência e da construção de novos conhecimentos. Pois o professor deve ser apenas mediador, abrindo novos caminhos mediante as questões desafiadoras.
Como cita Beatriz Magdalena e Íris Costa no texto: O que é isto?, questionar para desestabilizar, para provocar discussões, reflexões, análises e críticas passa a ser entendido, também, como essencial para preparar o que chamamos de CIDADÃO.
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