quarta-feira, 10 de junho de 2009

DEFICIÊNCIA FÍSICA...

Segundo Rita de Cássia Reckzugel Berch (Especialista em Tecnologia Assistiva) e Rosangela Machado (Coordenadora de Educação Especial) no vídeo “Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Física”, esta (deficiência física) é uma alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano.
Assim sendo, a organização mundial da saúde nos traz três conceitos importantes:
DEFICIÊNCIA uma alteração da estrutura do funcionamento do corpo;
INCAPACIDADE impedimento ou dificuldade de exercer tarefas e funções necessárias no cotidiano.
DESVANTAGEM uma privação na participação social, uma participação social de prejuízo.
Conceitos esses que nos trouxeram um novo ponto de vista na compreensão da deficiência, ou seja, deixaram claro que deficiência não é sinônimo de incapacidade.
Portanto, acredito que o que nós educadores devemos fazer é oportunizar espaço de convivência, estimulo e aprendizagens, pois convivendo com crianças da sua idade o aluno que apresenta deficiência educacional especial, terá mais possibilidade de explorar o meio em que está inserido (afetos, músicas, espaço...). E é com essa convivência que venceremos o preconceito.
Logo, a escola regular precisa selecionar recursos e técnicas adequadas a cada tipo de comprometimento para desempenho das atividades escolares, por isso o atendimento educacional especializado faz uso da tecnologia assistiva direcionada a vida escolar do aluno.
Portanto, é também importante ressaltar que os recursos e serviços especializados não devem atuar de forma isolada, mas sim caminhar junto à organização escolar, ou seja, os alunos devem ter acesso ao currículo, mas um currículo que desafia todas as crianças, formando seres capazes de criar, pensar, agir e construir o conhecimento.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Atividade Étnico Racial...

Olá Roberta, acredito que as maiores dificuldades foram na hora de elaborar as atividades a serem aplicadas, pois para nós professores ainda é muito nova essa visão de raças e etnias, onde o primeiro é nossa descendência, um grupo que é puro até o final, e o segundo é a mistura dessas raças, com costumes miscigenados das mesmas, formando uma nova etnia. Então, não podemos dizer que somos de determinada raça e sim que possuímos uma etnia, pois desde a colonização do Brasil já foi se formando outros povos, misturando-se e obtendo diferentes culturas.
Portanto, as aprendizagens são tanto dos alunos quanto nossa como educadoras.